Ciclo da Laminação

Após a obtenção dos lingotes, o processo subsequente para a obtenção dos produtos laminados é o ciclo de laminação.

Ciclo da Laminação

► Fundição



A fundição é a primeira etapa da produção do metal a partir de alumínio primário e material reciclado. Antes tratamento do metal líquido e do vazamento, a composição química é ajustada com anti-ligas tais como manganês, cobre e magnésio entre outras a fim de garantir as propriedades e qualidade do produto final.



► Laminação a Quente



Após a fundição, o metal líquido solidifica e passa pelo processo de Laminação a Quente. Nesta etapa, o metal trabalha a temperaturas acima de 300C , sendo capaz de produzir materiais na forma de bobinas ou chapas grossas conhecidas como “ plate”.



► Laminação a Frio e etapas intermediárias



A bobina laminada a quente segue para a etapa de resfriamento antes de seguir para a Laminação a Frio, onde a espessura e têmpera serão definidas de acordo com a especificação e necessidade do cliente. Dependendo do tipo de superfície do metal e da têmpera final, etapas de desengraxe, pintura e fornos são realizados antes de realizar o corte e embalar o produto.



► Corte e embalagem



A bobina laminada a frio segue para as etapas de corte na largura solicitada, corte em formatos retangulares, discos ou múltiplos corte em bobinas menores. Antes de ser embalado e pesado, o material acabado é inspecionado a fim de garantir a qualidade superficial e dimensional de acordo com a especificação do cliente.